FIZEMOS UM FILME COM ORÇAMENTO ZERO

 


Cinema INDEPENDENTE. Cinema UNDERGROUND. Cinema AMADOR. Essas classificações não andam obrigatoriamente juntas. Mas, no nosso caso, acredito que realizamos uma produção que agrega elementos de todas elas.

O curta NUNCA PERCA O ÔNIBUS, adaptação de um conto homônimo meu, acaba de ser produzido na base do cinema de guerrilha. Apesar de constar nos créditos como uma co-produção de três pequenas produtoras, uma delas a Dedallus, marca ainda informal, criada por mim e Lya, o que cada um de nós ofereceu, na verdade, foram os nossos serviços, nosso tempo e nosso empenho em realizar o filme. Claro que este é um capital ainda mais valioso que dinheiro, a prova é que fizemos o filme.

Contamos, sim, com um patrocínio fundamental, o da empresa de transportes intermunicipais Barroso, que gentilmente nos cedeu um de seus ônibus (em excelentes condições, faço questão de frisar) para utilizarmos nas gravações. Teria saído bem caro alugar um veículo similar, pelo que agradecemos imensamente e de todo o nosso coração à Barroso.

Depois de muitos anos trabalhando como ator, escritor e roteirista, esta é minha primeira produção como diretor, função que dividi com o André Luís (Piau Produções), que também assina a fotografia e a edição final da obra. O roteiro também é meu. Gravamos o filme em duas diárias, com mais de um mês de intervalo entre as duas, o que nos obrigou a atentar muito para as questões de continuidade. Há muitas externas, em ambiente rural. Com as primeiras chuvas do inverno, a vegetação começou a mudar, o mato cresceu.

Tivemos que encarar todos os desafios e limitações de produzir um filme sem dinheiro. Precisamos abrir mão de uma série de recursos e equipamentos necessários a uma produção como esta. Gravar externas noturnas já é pauleira quando se dispõe do aparato técnico ideal, imagine com uma câmera e dois leds. Metemos as caras, fomos lá e fizemos a parada.

O filme conta com um elenco de artistas muito queridos, em nossa região, o que me deixa bastante grato e feliz. Nosso protagonista é o Giordano Gabriel, ator, arte-educador e artista plástico. Gabriel divide a presença dos atores jovens com Manu Silva, talentosíssima representante da nova geração de atrizes piauienses. Entre os representantes dos grandes nomes da arte local, temos Vitorino Rodrigues (VR Produções), ator, diretor, produtor cultural e professor. Abrilhantando a presença feminina no elenco, temos Sandra Lima, Lya Forte e Marina Marques.

O filme integra o projeto de uma série de curtas, chamada AS BRUMAS DA TERRA DO SOL, que tem o formato de antologia, com cada episódio representado por um curta com narrativa própria, independente, vinculados uns aos outros apenas pelo tema geral da série – o misticismo das crendices populares. Com uma narrativa de suspense sobrenatural, NUNCA PERCA O ÔNIBUS talvez acabe caindo nas graças do público pela sua atmosfera underground, darksider, e pelo carisma dos atores. Da parte da crítica, já não ouso esperar muito, pelas limitações técnicas que o filme apresenta. Ainda assim, pretendo inscrever a obra em festivais por aí afora, na base da persistência – e da cara dura (risos).

Neste domingo, dia 06 de fevereiro, faremos uma exibição privada para convidados da área artística, num encontro online, no intuito de debatermos aspectos do filme e da produção independente em si, e também para recebermos algum feedback desse primeiro grupo de espectadores. Após isso, pretendo disponibilizar o filme para todo o público, em plataformas virtuais gratuitas.

É isso. É sobre isso.

[Ah, clica no botão Seguir, lá em cima, pra acompanhar as novidades do blog, que agora tem postagem semanal, todo sábado. Vou ficar feliz em te ver por aqui!]

Por: Eduardo Prazeres   


Comentários

Jailson Sousa disse…
Que felicidade e que orgulho ver que você nunca se cansa de lutar pela arte e fazer arte Eduardo, isso é tão incrível e incentivador, uma verdadeira fonte de inspiração. Quero desejar todo sucesso nessa produção, que tenho certeza que independente das limitações tenho certeza que está incrível e maravilhoso, por que você é tudo isso, pois eu como suspeito para falar dessa pessoa que é você, sei o quanto você se dedica e mais que isso sei o quanto você se entrega, se joga e se dar nas coisas que você faz, e quando essas coisas é fazer arte você se entrega duas vezes mais, e isso não foi ninguém que me falou, eu vi e vivi toda essa entrega quando fizemos quem não surta vez em quando. Siga sempre firme e forte nessa jornada, que deus te abençoe infinitamente. Parabéns pelo trabalho e parabéns a todos os envolvidos nessa produção. Olha nosso Piauí nas telas do cinema independente!!!


com muito carinho e muita admiração jailson sousa.
Eduardo Prazeres disse…
Muito o obrigado, Jailson, pelas palavras carinhosas! Estamos mesmo nessa jornada, sempre com muito amor pela arte e empenho em dar o melhor de nós!

Postagens mais visitadas deste blog

O FILME É DE TERROR, E A ESTREIA É DIA 13

Nos livros e nos filmes - ele é cult, ele é pop, ele é A COISA!