SENHORA - fotos para divulgação (ainda não editadas)


              O Projeto Literatura Em (Cena), elaborado e coordenado pela professora de Língua Portuguesa Janaína Viana, tem como propósito converter em linguagem cênica, obras literárias de papel relevante para a cultura nacional. Com elenco jovem, composto por alunos do ensino médio do Colégio Anna Bernardes, em Timon, as adaptações têm a direção do ator e diretor Eduardo Prazeres, e co-direção e assessoria de produção da autora do projeto.
                Aprovado pela SEDUC- Maranhão, e em andamento desde abril de 2012, o projeto já realizou a primeira adaptação e montagem, a partir do poema O NAVIO NEGREIRO, de Castro Alves. Além da apresentação de estreia no pátio da escola, o espetáculo foi apresentado no Teatro Municipal João Paulo II, em Teresina, no dia 16 de agosto, aniversário da cidade.  
                Atualmente a obra em processo de adaptação e montagem é o romance SENHORA, de José de Alencar. A montagem desta, como das demais obras, parte do princípio estético do Teatro Essencial, em que os elemento cênicos acessórios (como cenários, adereços) caem para segundo plano, enfatizando assim a performance, o trabalho de atuação dos atores e atrizes em cena.
                O texto da obra passou por uma adaptação do vocabulário e uma minuciosa seleção de cenas, no intuito de tornar as falas dos personagens mais acessíveis à compreensão do público e captar a essência da obra de Alencar, sintetizando o material cênico a ser apresentado. Este trabalho de adaptação e seleção de cenas também foi realizado pela professora Janaína Viana e pelo diretor Eduardo Prazeres.
                A data provisória para a estreia do novo espetáculo é 23 de novembro, com a primeira apresentação a ser realizada no colégio Anna Bernardes, e uma apresentação posterior no Teatro do Boi, em Teresina, concretizando assim o propósito de geração de um importante intercâmbio cultural entre jovens de uma comunidade periférica de Timon e o público apreciador das artes cênicas de Teresina.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FILME É DE TERROR, E A ESTREIA É DIA 13

FIZEMOS UM FILME COM ORÇAMENTO ZERO

Nos livros e nos filmes - ele é cult, ele é pop, ele é A COISA!